eu fiz vila paraíso

midori100x100“Nessa Vila de Julho foi emocionante, interessante e gelada. Teve 5 dias, cada dia acontecia alguma coisa muito especial. No. 1o. dia eu cheguei um pouco atrasada mas foi muuuuuuiiito bom rever meus amigos. O tema dessa vez era “Sentir como Uma Família”, para mi foi o tema mais interessante porque de todas a Vilas que eu já fiz, nenhuma eu tinha parado para pensar porque voce começa chamar uma pessoa de irmã, irmão ou seja, alguém que não é da família. Na colheita de ovos, nos embelezamentos(limpezas), na ida aos porcos(pocilga), você parava sentava para pensar, refletir sobre o tema. Quando fomos colher ovos, eu colhi com a Mari, realmente eu me senti uma irmã mais velha orientando, cuidando, ajudando a minha irmã mais nova (foi incrível). Nos dois teatros que eu apresentei, foi super divertido e engraçado. Nos embelezamentos minha família procurava dividir cada pessoa em uma tarefa e no final sempre dava certo. Hoje no último dia eu cheguei a conclusão que sim todo nos sentimos como uma família, todos, de sangue ou não, idaí? Todos aqui formamos uma linda família….” (Midori Arguedas Lima – 14 anos)

“A Vila Paraíso destas ferias foi muito diferente, o frio teve um impacto nas pessoas, fisicamente e emocionalmente, e por causa deste fator, esta vila me permitiu conhecer e raciocinar mais sobre o que é a Vila Paraíso exatamente. Ainda não cheque a uma conclusão mas consegui notar alguns pontos de observação para analisa-la. Depois desta vila , vou olhar com mais respeito os mais inexperientes, os mais necessitados em geral, aprendi a respeitar todos a minha volta que me afetam, direta ou indiretamente. (D.L. – menino, 14 anos)

“Para mim, fazer a vila foi uma situação muito especial, uma coisa única e muito diferente de todas coisas que já vivi até hoje, fazer as coisas em família com todos se ajudando foi para mim muito legal. Conhecer amigos (pessoas) tão especiais e agradáveis foi realmente ótimo. O que eu vou levar daqui? Nossa que pergunta difícil, eu pensei na hora que vi esse pergunta. Eu vou levar tantas coisas daqui, amigos, lembranças e experiências inesquecíveis.” (L.T. – menino, 12 anos)

“Fazer a Vila Paraíso foi uma experiência nova, pois eu não me lembro de acampar por alguns dias como foi aqui. Eu senti muita alegria e vontade para fazer os embelezamentos(limpezas). Eu vou levar os ensinamentos e a vontade para fazer as coisas para a minha casa.” (G.F. – menino, 12 anos)

“Foi muito legal, eu adore fazer novos amigos, jogar bola com o Gustavo, com o Augusto, com o Leo … E me senti muito feliz por fazer amigos muito legais como o Victor, Renan, Gustavo, Duda, Miguel Axell, Felix, Leo, Dani, Augusto, Heitor.. Vou levar muitas lembranças, saudade de jogar com eles, de ir no porco(pocilga) com o Leo, Axel e Felix e sobre os segredos que compartilhamos, das risadas que demos, das brincadeiras, do “snail”.” (F.B – menino, 12 anos)

“Fazer a Vila Paraíso foi de maior incrível, essa é a minha 1a. Vila, e achei muito legal. Eu senti algo a mais, não sei bem dizer acho que é uma união a mais, uma amizade maior, um carinho especial e a felicidade. E o que eu vou levar daqui é essa união, amizade, vontade de ter novos amigos e acho que depois daqui vou ficar mais feliz, o toque de “snail”.” (A.F. – menino, 12 anos)

“Fazer a Vila Paraíso foi uma das melhores coisas da minha vida. Eu me diverti muito e quero voltar muitas vezes. Aqui eu aprendi que eu não tenho que ter um relógio, um celular, ou uma TV para eu me divertir, sorrir e aprender coisas novas. Eu me senti como uma família e esse é um sentimento muito bom. Daqui eu vou levar novas amizades, muita felicide, mais vontade de ajudar em casa, para levar a louça, varrer a varanda, limpar o banheiro, etc. mas também a muita roupa suja. A Vila é D+ !!!” (L.S.F. – menina 14 anos)

“Foi muito legal porque teve varias brincadeiras, admirei varias coisas, ajudei em varias coisas. Eu fiquei bem ansioso, nervoso e tive um sentimento de alegria pois ia conhecer novas pessoas e ia conviver com pessoas novas. Eu vou levar daqui a organização de todo mundo, um pouquinho de cada cara de cada pessoa e as lembranças.” (G.A.L – menino 11 anos)

“Dessa vez a Vila foi muito curta, só 5 dias e a saudade já é muito grande apesar disso a Vila foi muito divertida como sempre, com muitos momentos marcantes, risadas e muitas amizades novas. Ei senti que fazer Vila é uma coisa muito importante e que eu consigo ser eu mesma aqui e mesmo com pouco tempo eu consegui fazer amizade e pessoas que eu nunca vou esquecer. Eu vou levar daqui todos os momentos, toas as risadas, todas as pessoas e todo o carinho que eu senti durante esses 5 dias. Espero que o tempo passe rápido e que logo chegue janeiro para a próxima Vila para eu rever todas as pessoas que vão deixar muitaaaa saudade…” (L.C. – menina, 14 anos)

“Foi legal, eu me diverti muito, gostei das comidas, da gincana, festa, tudo que eu fiz eu me diverti, eu senti um sentimento feliz de amor família e me senti super bem. Estou levando lembranças de amigos e estou levando meu filtro de sonhos, todas as vezes que eu olhar pra ele lembrarei da Vila Paraiso !!” (R.H.H. – menino, 11 anos)

“Para mim a Vila é um lugar onde eu esqueço a realidade, e essa vila foi muito legal. Ter a experiência de ficar 5 dias em um grupo como uma família, conhecer pessoas novas e rever as pessoas da ViPa passada, ter a experiência de ficar com pessoas de diferentes idades, é maravilhoso. As lembranças da vila vão ser levadas no meu coração pra sempre e serão inesquecíveis. (A.B.J. – menina, 12 anos)

“Fazer uma Vila Paraíso com mais crianças do que pessoas da minha idade foi uma experiência bem legal, as crianças ficam empolgadas e animadas com coisas que eu deixaria passar e essas coisas são maravilhosas. Eu aprendi bastante coisas e acho essencial levá-las comigo. Todos temos muita energia mas quando fazemos o embelezamento(limpeza) e começamos a cantar, conversar, alguma coisa bem brilhante parece a expandir e todos ficam contagiados, é lindo e adorei a sensação. Em outros horários quando deitamos nos colchões nos horários livres e damos uma cochilada parece que tudo está no lugar certo que está tudo em harmonia…. Fiz muitos amigos e fortaleci as antigas amizades e cada um trouxe uma coisa nova para mim e eu espero ter levado coisas novas para eles, foi divertido te alguém que não falava português na Vila, foi uma sensação que eu nunca tinha experimentado… Em alguns momentos as meninas mais novas tratavam você como se você fosse um deus, quando elas chegavam e sentavam no seu colo, te davam abraço, eu tinha o “sentimento Vila”, acho que é isso que define… Vou levar para casa coisas como: “Um pouquinho faz a diferença”, “Uma coisa diferente é maravilhoso…”, acho o que eu vou levar daqui não tem como ser traduzido em palavras, mas são coisas maravilhosas.” (C.S.L. – menina, 14 anos)

“Bom, essa é a minha terceira Vila, acho que cada uma delas foi bem diferente. Eu não sei se tenho palavras para descrever a Vila, porque eu amo tanto esse lugar e todas as pessoas queria que a Vila nunca acabasse. A Vila foi sem dúvida a melhor coisa que eu já fiz. Antes de alguma Vila começar você pensa em rever todo mundo, fazer novas amizades. Mas quando a Vila acaba apesar de você ficar bem triste você ainda tem aquele sentimento de que 6 meses depois vai ter outra… Por mim teria vila todos os ano e duraria um ano. Se fosse eu dizer como essa Vila foi para mim, diria que foi perfeito. Aprendi a fazer novas amizades, de aceitar as coisas, de conviver em família, de não ficar triste porque acabou mas sim feliz porque aconteceu. Sabe, quando eu faço Vila eu sinto por pelo menos uma semana ou 5 dias como seria ser realmente feliz e ter uma boa vida. De tudo o que você faz na Vila, desde lavar um copo ou considerar alguém como seu irmão, tudo isso faz a Vila especial. Eu sinto aqui que eu posso ser eu mesma, que eu posso confiar nos amigos, que tenho que eu tenho amigos aqui. Tudo aqui é tão especial e tão perfeito. Eu amo demais a Vila, não sei se são as pessoas, o lugar, ou as atitudes. Acho que não tem uma coisa que eu mais gostei mais, si a que eu mais amo, a Vila ! Eu diria que eu realmente vou lembrar de tudo da Vila. Mas principalmente das amizades que fiz aqui, sabe não dá pra descrever como é a Vila ou aqui a gente sente aqui é a maior que felicidade ou amo, é um “sentimento Vila”. Eu sempre tento levar daqui tudo que eu sinto e tá… mas não dá… queria fazer Vila a minha vida toda. Eu simplesmente amo. (G.P.G. – menina, 12 anos)