Rumando para uma Sociedade Simples, Fácil e Carinhosa. (1)

Onde é possível viver sem conflitos, viver de acordo com os verdadeiros sentimentos.

Em primeiro lugar, dedico esse texto para as pessoas que buscam um novo mundo.

O planeta Terra vista do espaço, aparece linda, num tom de azul brilhante.
Originalmente, não há razão para haver coisas como fronteiras, parece que ela existe como um mundo harmonioso, único.

Seria possível haver uma sociedade, tal como figura original do planeta Terra, os seres humanos também viverem junto a natureza, de acordo com os seus sentimentos mais puros, sem conflitos, simples, fácil e carinhosamente?

A fim de realizar com seriedade, esse desejo tão singelo, desde 2001, viemos trabalhando na tentativa (experimentação) de criar nova sociedade, que chamamos de “Comunidade Suzuka Rede As One”.

Por meio de pesquisas e repetidos experimentos em direção ao ideal, nos tornamos uma comunidade de quase 200 pessoas, composta desde bebês até idosos.

Embora em pequena escala, por ser uma tentativa de criar uma sociedade, são abordados os temas da vida humana de forma geral em diversas áreas. Relações humanas, conversas mútuas, gestão organizacional, tomada de decisão, gestão empresarial, organização econômica, vida familiar, casamento, creche, educação, trabalho profissional, arte, hobbies, cultura… Como ir na direção do ideal, revendo a partir do zero? Viemos assim, investigando, experimentando e avançando até aqui.

Esse processo nem sempre correu sem percalços. Por ser uma tentativa pioneira no mundo nunca vista antes, pelo que não havia modelo a seguir, tateando às cegas, cometemos muitos erros e mal-entendidos. Porque éramos pessoas inexperientes, a tentar crescer juntas, muitos problemas surgiram pelo caminho, tivemos de enfrenta-los, cada vez que surgiam.

Houve momentos em que os relacionamentos não estavam funcionando e algumas pessoas saíram, houve coisas que não foram possíveis de ser conversadas, até houve momentos que chegamos a impasses financeiros.

Penso que o que vivenciamos neste processo de 20 anos de construção da comunidade, o que descobrimos nele e o que percebemos podem ser materiais de referência e ativos muito importantes para muitas pessoas.

Não apenas para aqueles que querem promover a construção da comunidade, mas também para aqueles que buscam melhores relacionamentos em casa, na comunidade e no local de trabalho, para aqueles que buscam conversas mútuas significativas, para as novas organizações, como as Organizações TEAL e Gestão pela Holocracia, pessoas que procuram novas formas de tomada de decisões, pessoas que querem pensar na formação e crescimento original do ser humano, pessoas que querem criar um espaço livre, pessoas que buscam a forma de viver, os jovens como jovens, idosos como idosos, etc.

Penso que será útil para aqueles que procuram um modo de vida humano, para aqueles que sentem a turbulência da democracia e procuram uma nova gestão social, para aqueles que sentem o impasse do capitalismo e querem desenhar uma nova economia… Penso que serão úteis para todas essas pessoas.

A maior fator que veio à luz na promoção da construção da comunidade é que as relações humanas são a mais importante na comunidade, na gestão da empresa e na promoção das atividades.

De acordo com o “Adult Development Study” da Harvard University, nos Estados Unidos, há mais de 75 anos, é relatado que “uma vida feliz é construída por bons relacionamentos”.

O ser humano são animais que vivem juntas pessoas com pessoas. Penso que seja evidente que a qualidade das relações humanas afete a vida e as atividades das pessoas.

Eu gostaria de apresentar os problemas dos relacionamentos humanos que ficaram evidentes no processo de construção da comunidade e também apresentar a chave para tornar bons os relacionamentos. Penso que que isso pode ser uma referência para todos.

Não viemos fazendo as nossas tentativas e os experimentos, apenas para nós mesmos. Se houver algo que pudessem ser usadas e vivificadas, nas coisas que conseguirem enxergar a partir das nossas tentativas, gostaríamos que fossem usadas e o que quer que seja, gostaríamos de oferecer o que pudermos. É claro que, desta vez, só posso apresentar apenas uma parte, devido às limitações de espaço gráfico e da minha capacidade de expressão.

Nem pensamos que nossas tentativas e experimentos são “corretas” ou “sem erros”, portanto não é algo a ser ensinado nem forçado. É uma tentativa e experimento de buscar o ideal à nossa maneira, então me alegraria e ficaria grato se pudessem usar isso como um material de consulta ou referência, depois de examinar e investigar apuradamente.

continua aqui

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.